
Dia 22/05/2011
Local: Taquara - RS
Buenas.
Falando de cavalgada feminina...
No inicio do mês de março aconteceu a Cavalgada feminina promovida pelo CTG Camaquã.
Na qual a amiga aqui do blog Aparecida Martins participou.
E nos contou tudo sobre a cavalgada.
- Minha cara amiga, estou te enviando os detalhes que eu conheço sobre a cavalgada, é claro use seu talento para melhorar o texto, pois escrever não é o meu forte. Espero que possas fazer uma bela postagem no seu blog, e assim incentivar mais entidades a fazer o mesmo. Imagina se um dia tivermos cavalgadas femininas em todo o estado no dia internacional da mulher.
Aparecida Martins
A cavalgada foi idealizada, pela Sras. Marines Longaray e Dyrce Ribeiro que faziam parte da Patronagem do CTG Camaquã no ano de 2008. Marines, na época Patrão, enfrentou a resistência dos homens que achavam que uma coisa destas não poderia dar certo.
Mas elas sustentaram a idéia buscaram apoio, divulgando e convidando as mulheres a participarem
O objetivo das mulheres que idealizaram a cavalgada era principalmente mostrar que a mulher é capaz sim de montar, de fazer parte deste mundo tão masculino que é o mundo dos cavalos, que uma mulher pode sim carregar com toda a altivez a bandeira do Rio Grande, do Brasil ou de qualquer entidade.
A primeira cavalgada em 2008 contou com a participação de pouco mais de 50 valentes cavaleiras que saíram em desfile fazendo o mesmo percurso que se faz no dia 20 de setembro, a cada ano foi ganhando mais participantes e este ano foram mais de 120 cavaleiras, não é muito, queríamos que o numero fosse bem maior, na verdade se cada esposa, filha ou namorada dos rapazes que montam se fizessem presente, teríamos um numero bem maior de cavaleiras. Afinal as esposas e namoradas que passam o ano fazendo o apoio para os peões, adorariam ter um dia eles na equipe de apoio, alcançando uma água acompanhando a cavalgada e até fotografando as esposas e filhas e namoradas que participam.
(fotos: Aparecida Martins)
Ta ai então pessoal que sirva de exemplo para todas nos prendas desse rio grande essa iniciativa das mulheres de Camaquã e de todas as outras gaúchas flores delicadas e frágeis, mas que resistem ao o inverno rigoroso do sul e esplandecem na primavera com seu perfume marcante e sua hipnotizante beleza.
Raquel B. Pires
Rádio Terra Gaúcha http://radioterragaucha.blogspot.com/
Jéssica ThoméJéssica Thomé é natural do interior de Caxias do Sul. Desde pequena sempre teve contato com a música. Com apenas oito anos de idade, era flautista da banda da escola onde estudava. Influenciada por sua família que sempre se identificou com a cultura gaúcha, aos 12 anos começou estudar acordeom e teoria musical. Foi aluna de Fernando Gomes "Tuti" e Paulo Siqueira. Já realizou participações especiais em bailes dos grupos: Os Campeiros, Os Mirins, Os Bertussi, Zezinho e grupo Floreiam, entre outros. Foi Campeã de vários concursos de gaita-piano na região da serra gaúcha, se destacando com a vitória do Rodeio de Caxias e Rodeio de Criúva.
Aos 17 anos de idade, Jéssica escreveu seus primeiros versos, os quais mais tarde originaram as músicas que fazem parte da sua carreira, servindo de incentivo para a guria começar cantar um ano depois.
Entre os meses de maio e junho de 2010, com 19 anos, a jovem grava seu primeiro CD intitulado de Simplicidade. Jéssica Thomé é uma acordeonista bastante precoce para os padrões da profissão. Já tem seu produto lançado e mostra personalidade. Adepta do estudo constante está nitidamente se aperfeiçoando e sua carreira evolui a cada dia. Neste CD, interpreta várias composições de sua própria autoria (e neste quesito demonstra talento e um futuro bastante promissor), tanto instrumentais quanto cantadas. Também escolheu algumas regravações (caso de "Ana Paula" de Paulo Siqueira e "Doce Saudade" d'Os Mirins) e teve a competente produção de José Claro "Zezinho". Simplicidade, foi lançado pela gravadora Vertical.
A jovem traz em seu show, um repertório mesclado de músicas instrumentais e canções. Mostra em seus braços o talento de executar o acordeon e de cantar a nossa cultura. Suas músicas traduzem e valorizam a feminilidade e a simplicidade da mulher do interior e o orgulho de ser gaúcha serrana.
Jéssica Thomé é também acadêmica dos cursos de Jornalismo e de Licenciatura em Música na Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Para maiores informações sobre o trabalho de Jéssica Thomé é só acessar seu blog http://gaiteirajessica.blogspot.com/
http://www.goear.com/search/Aninha%20Pires/
Para maiores informações sobre o trabalho de Aninha Pires é só acessar seu blog http://aninhapires.blogspot.com/
E mais muito, mais... No portal do MTG.
O Espetáculo de Juliana Spanevello
Noticia completa no Portal do MTG http://www.portalmtg.com.br/aconteceu/o-espetaculo-de-juliana-spanevello
É isso ai pessoal, para maiores informações sobre Juliana Spanevello acessem seu Blog http://julianaspanevello.blogspot.com/
e/ou seu site