A cultura vinda dos pampas
“Nada melhor que as tradições para retemperar a saúde de nossa alma brasileira”, já dizia o escritor Mário de Andrade. Em um país de diversidades, conhecer a cultura de outro estado é uma oportunidade de voltar na história. Na feira de tradições gaúchas “Minas Tchê”, na Acrópole, os uberlandenses têm a oportunidade de conhecer a culinária do Rio Grande do Sul, as danças tradicionais, o vestuário e as comemorações. A feira pode ser visitada até domingo (15).
Em uma área do salão, a exposição “Outros olhares no Pampa Gaúcho” traz um apanhado de fotografias que englobam vários festejos e peculiaridades sulistas. Um exemplo é a Cavalgada do Mar, realizada desde 1984, sempre em fevereiro. “É feito pelo litoral, molhando as patas dos cavalos na água do mar. Começou como uma forma de contestar o fechamento do Banco Sul Brasileiro e hoje é sinônimo de lazer. Vai gente de outros estados e países e chega a ter 4 mil cavaleiros”, disse o fotógrafo Antenor Tatsch.
Na dança, foram fotografados os chamados rodeios realizados por todo o estado nos fins de semana, mostram os torneios de dança típica. Ainda tem as comemorações da Semana Farroupilha, em setembro, dentro dela o acendimento da Chama Crioula.
No Museu Gaúcho, peças utilitárias, objetos característicos e peças da indumentária, como a guaica (cinta), bota, lenço, chapéu de pança de burro e boleadeiras. Tudo feito artesanalmente. “Temos o lenço chimango que é branco e era usado pelos que estavam do lado do império durante a Revolução de Farroupilha e o lenço maragato, vermelho, usado pelos que era a favor do Rio Grande”, disse o Antenor Tatsch que o tempo todo fica vestido com o traje típico. “Fico o tempo todo pilchado. Tenho o maior orgulho de ser gaúcho”, disse ele. Pilcha é a indumentária gaúcha tradicional.
Para ver a galeria de fotos é só clicar no link
www.correiodeuberlandia.com.br/fotos/?wid=383&wpage=1
Fonte: Correio de Uberlândia
www.correiodeuberlandia.com.br/cultura/a-cultura-vinda-dos-pampas/
meu nome e victorya moro em piacatu sp sou gaucha ete muito orgulho de ser
ResponderExcluirMeu nome é Victorya Pamela Ribeiro Pereia moro em PIACATU -SAO PAULO sou gaucha om muito amor e carinho me perguntam oque e ser eu falo e apenas ver e ser curto todos os comentraios gauchos babay
ResponderExcluir