"Sobre o toso do meu cavalo tenho a visão de um mundo onde sou tão completa, livre e sem qualquer preconceito. Simplesmente Feliz!!!!"

Raquel Borba Pires

Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Clarissa Figueiró Ferreira


A sonoridade do violino a partir das belas composições consagradas no folclore sul-americano, explorada no espetáculo da violinista, destaque do Festival Tradição e Coragem, de Pelotas, Clarissa Ferreira, pode ser conferido no projeto intitulado “Mariposa Marón de Madera”.

Nascida em Bagé, e residindo em Pelotas a sete anos, a violinista teve sua inserção à música folclórica através da participação nos grupos de dança tradicional do estado, e posteriormente no cenário dos festivais nativistas, onde já teve a oportunidade de dividir o palco com artistas reconhecidos como Luiz Marenco, Joca Martins, Aluiso Rockembach, Marcelo Oliveira, Lisandro Amaral, Jairo Lambari Fernandes, entre outros.


Iniciou seus estudos musicais aos 12 anos, no Instituto Municipal de Belas Artes de Bagé, no curso de violino e teoria musical. Fez parte da orquestra da instituição de 2001 a 2003.
Em 2004 ingressou no curso de Música da Universidade Federal de Pelotas, bacharelado em violino. No mesmo ano começou a integrar a Orquestra Filarmônica de Pelotas como primeiro violino.

Sua incursão na música regional gaúcha se deu através do tradicionalismo, no ano de 2005, quando veio a participar de conjuntos musicais de grupos de danças gaúchas do estado e participando de concursos como o Encontro de Arte e Tradição - ENART, onde obteve prêmios como o primeiro lugar na modalidade violino em 2006.

Participa de festivais nativistas desde 2007. Em 2008 recebeu a premiação Revelação no 21º Festival da Música Crioula de Santiago e em 2009 Melhor instrumentista da 6º Galponeira de Bagé. Apresentou-se em 2008 no IV Festival Internacional de Folclore, na cidade de Concepción, Chile.

Em paralelo com a atividade musical, em 2008 ingressou no curso de História da Universidade Federal de Pelotas, dando ênfase nas pesquisas em etnomusicologia, tendo como tema principal os festivais nativistas no estado e a identidade musical do Rio Grande do Sul a partir destes eventos.

Participou da gravação do trabalho do acordeonista Aluisio Rockembach, intitulado “Santa Flor”, e atua na banda do músico em shows e apresentações. Participa ativamente nas gravações fonográficas de música regional gaúcha, onde possui gravações com nomes reconhecidos no cenário musical rio-grandense.

Fonte: Rogério Bastos - Noticia do Tradicionalismo Gaúcho

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário