"Sobre o toso do meu cavalo tenho a visão de um mundo onde sou tão completa, livre e sem qualquer preconceito. Simplesmente Feliz!!!!"

Raquel Borba Pires

Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Entrevista para Portal do MTG!


Olá gaúchada leitora do blog estai a entrevista da grande cantora Juliana Spanevello para o portal do MTG.


(foto: Joca Martins)

Amigos,
Há poucos dias respondi a uma entrevista da querida Liliana, para o Portal do MTG!
Fico extremamente agradecida pelo carinho e reconhecimento com meu trabalho!
Reparto com vocês o link do portal e o texto da entrevista! (o link do portal, a partir de hoje fica na direita do blog para que vocês sempre tenham o acesso fácil a todas as notícias do portal, sempre atualizado!!!)

Mil Gracias!
Grande beijo!

VISITE O PORTAL DO MTG




Segue texto da entrevista:

Juliana Spanevello é uma das vozes femininas mais marcantes da música gaúcha. Um timbre claro que faz as canções tomarem forma na imaginação de quem a ouve e é dessa feita que vai conquistando espaços no meio nativista, amparada em seu histórico no tradicionalismo, leva adiante em suas obras a maior riqueza do Rio Grande do Sul, que é o amor de seu povo por este chão.

E é cantando e encantando que Juliana lança no próximo dia 19 de abril, a partir das 20h30min no Teatro Túlio Piva em Porto Alegre, o CD “Pampa e Flor”. O lançamento acontece em um grande show que contará com a participação dos músicos Joca Martins, Fabiano Bacchieri, Marcello Caminha, João Marcos “Negrinho” Martins e Anomar Danúbio Vieira.

A entrada para o Lançamento do CD Pampa e Flor será gratuita e, às 19h30min horas inicia a distribuição de senhas aos fãs que forem prestigiar o evento.

O Portal MTG entrevistou Juliana Spanevello. Conheça um pouco mais dessa gaúcha que conquista pela simpatia, simplicidade e talento.


(foto: J.G. Martini)

Portal MTG: Conte-nos um pouco da tua história. De onde vem a inspiração para a música e a opção pela temática regional?
Juliana: Meu gosto pela música gaúcha e pelos temas campeiros tem origem ainda na minha infância, da minha vivência no CTG Coração do Rio Grande, na minha cidade (Faxinal do Soturno) e da minha vivência com as lidas do campo através da influência do meu pai. Comecei a cantar ainda muito pequena, e participei de concursos de prendas, inclusive fui prenda juvenil da 13ª Região Tradicionalista, na Época em que o atual presidente do MTG, o Sr. Erival Bertolini era o Coordenador. Tempo e pessoas das quais tenho muita saudade e boas lembranças. Depois disso, veio as inúmeras participações nos festivais nativistas. Não me imagino cantando outra coisa que não os temas ligados a esta vivência! Tenho apego pelas coisas que canto e me sinto verdadeira transmitindo um pouco do que penso e gosto nas canções que escolho pra cantar...


Portal MTG: “Pampa e Flor” - De onde nasceu o nome para o teu novo trabalho?
Juliana: Pampa e Flor, é o nome de uma composição do Gujo Teixeira e do Roberto Borges, que tive o privilégio de cantar no ano passado num festival, a Sapecada, em Lages/SC. É um trabalho marcante pra mim. Essa canção chegou num momento de reencontro com minha essência como cantora, quando eu estava buscando o repertório que traduzisse este momento e essa busca por temáticas campeiras e folclóricas. O momento da apresentação desta música no palco da Sapecada também foi um momento muito especial, de entrega total a composição, e a repercussão deste trabalho também foi muito grande, rendeu a mim um reconhecimento importante no meio nativista neste momento de retomada da minha trajetória musical. Esse nome representa tanto pra mim, que hoje apresento um programa (todas as quartas-feiras, as 10h, na www.radiosul.net) que também foi batizado de Pampa e Flor.


Portal MTG: Como vês a representatividade feminina no meio artístico e musical do Rio Grande do Sul?
Juliana: Acho que estamos num momento importante, aos poucos estamos quebrando esta resistência que ainda existe com o trabalho da mulher na música gaúcha. Um comentário de um compositor que admiro muito, Sérgio Carvalho Pereira, ha pouco tempo em seu programa de rádio, me fez enxergar com mais clareza, que aqui no Rio Grande do Sul, onde as temáticas elucidam as façanhas, os atos de força, a rudeza, o bárbaro, ainda existe um ambiente de dificuldade para a aceitação das cantoras mulheres, e sua popularização da mesma forma que os cantores homens. O mais interessante, é que nos países vizinhos (na música Argentina, Uruguaia), isso já é bem diferente. Acredito que de alguma forma estamos contribuindo para que esta resistência se perca no tempo, mostrando que a música é uma só, que não existe esta distinção da forma que vemos hoje, do repertório para o homem e do repertório da mulher, a questão é que, como cantora, quero poder escolher as verdades que quero cantar!



(foto: Tatieli Sperry)


Portal MTG: De que maneira os meios de comunicação digital tem contribuído para a divulgação do teu trabalho?
Juliana: Hoje a internet tem sido uma ferramenta importante em qualquer atividade. Acredito que o acesso prático às informações que se quer, em qualquer área, e a agilidade com que a informação se dissemina é que fazem da internet uma ferramenta tão importante. O twitter, o facebook, os blogs e sites tem conquistado cada vez mais adeptos. Se bem utilizados e direcionados a um foco, o da "divulgação" são extremamente importantes e tem uma repercussão rápida e possível de se medir. O retorno das pessoas também é rápido. Pessoas que jamais pensávamos reencontrar depois de anos, dão notícias e tem acesso ao nosso trabalho onde quer que estejam. É encantador. Sou uma adepta da mídia tecnológica, e tento usar da melhor forma possível. Acho que estou no caminho, porque o pessoal está aderindo cada vez mais a esses meios.


Portal MTG: Planos para o futuro?
Juliana: No segundo semestre começamos a produção de um novo CD. Estamos organizando a passagem do show que apresenta o repertório do Cd Pampa e Flor em várias cidades ainda neste ano, e cada vez mais estaremos preparando novidades para o público que aprecia nosso trabalho.




***OBS.: as fotos são de meu arquivo pessoal e não fazem parte da entrevista no portal... foram incluídas no texto apenas aqui no blog; todas estão com os créditos na própria foto;

Juliana Spanevello

Fonte: http://julianaspanevello.blogspot.com/

Acessem o site de Juliana Spanevello http://www.julianaspanevello.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário