"Sobre o toso do meu cavalo tenho a visão de um mundo onde sou tão completa, livre e sem qualquer preconceito. Simplesmente Feliz!!!!"

Raquel Borba Pires

Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de maio de 2011

O Gaúcho na visão de Rogerio Bastos

Lendo o blog dos amigos achei este texto do colega Rogério bem interessante e divido aqui com vocês.

O que é o Gaúcho

Escutando a rádio web Terra Gaúcha e o Matias falando sobre o que é o Gaúcho, resolvi dar a minha contribuição.


O gaúcho é o tipo característico da campanha. É o nome que se dá ao homem do campo na região dos pampas e, por extensão, aos nascidos no Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina (região da Pampa). O termo gaúcho passou a se generalizar a partir de 1800. Até então, os nascidos no nosso Estado (Província) eram chamados continentinos ou rio-grandenses.



O gaúcho surgiu da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, que viviam livres cuidando do gado no pampa gaúcho. Por estar ligado ao campo, tornou-se hábil cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira. O gaúcho era livre, sem patrão e sem lei. Antigamente, os gaúchos não eram bem vistos, pois Inúmeros defeitos lhes eram apontados, tais como: ladrões, homens irresponsáveis, malandros, perturbadores da paz.


Em 1820, o francês Augusto Saint-Hilaire assim descreveu o gaúcho: “homem que vivia da carne, morava em ranchos, andava a cavalo e com os hábitos do chimarrão e do fumo. Os gaúchos eram homens de maus costumes, que viviam andando pelas fronteiras. Eram ainda os gaudérios, que andavam sós, sem chefes, sem leis, sem polícia, com idéias vulgares, gostavam de dinheiro para jogar corridas de cancha reta”.


Com o estabelecimento das fazendas de gado e com a modificação da estrutura de trabalho, o gaúcho perdeu seus hábitos nômades. Integrado à sociedade rural como trabalhador especializado, passou a ser o peão das estâncias. O reconhecimento de sua habilidade de campeiro e de sua bravura na guerra fez com que o termo “gaúcho” perdesse a conotação pejorativa.


Depois da revolução da arte e da literatura no Brasil e, por consequencia no Rio Grande do Sul,, o gaúcho passou a ser considerado homem digno, bravo, destemido e patriota.


O gaúcho é definido pela literatura, como um indivíduo machista, altivo, irreverente, guerreiro, legítimo, é o “centauro dos pampas" como escreveu Augusto Meyer.


O gaúcho de hoje é fruto da contribuição do índio, do negro, do português, do espanhol, do alemão, do italiano e tantos outros povos, que para cá vieram construir o Rio Grande com uma vida melhor. Por isso, aos poucos o termo gaúcho passou a identificar os filhos do Rio Grande do Sul, não como etnia, mas como um ser cultural. O adjetivo se estende ao que é referente a esses homens da vida pastoril, como vida gaúcha, dança gaúcha.


O povo gaúcho valoriza muito suas tradições, exalta a coragem e a bravura de seus antepassados, canta seu apego à terra, seu amor à liberdade, motivando assim o surgimento de uma literatura gauchesca. Por este motivo existem gaúchos paulistas, negros, dinamarqueses, americanos...por ser um estado de espírito.


O alimento predileto do gaúcho é o churrasco e o arroz-de-carreteiro. O chimarrão é a bebida preferida, chegando a ser o símbolo da hospitalidade e da amizade.

Um comentário:

  1. Eu por ser gaúcho, considero-me Homem, viril. trabalhando com ardor, com convicções inviolavéis, e irredutiveis. de espirito livre. essa é a maior marca de um homem gaúcho. livre de qualquer historia, sem deixar rastros, sem fim e tragetoria. esse é o caracter do gaúcho. Abraços

    ResponderExcluir